Links Importantes

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Demolidor - O Homem Sem Medo!


Nesta coleção, dividida em cinco edições, temos a reformulação da origem do famigerado Homem Sem Medo pelas mãos do icônico Frank Miller, acompanhado da bela arte de John Romita Jr. O ano é 1993 e após a incrível repaginação do Demolidor em seu volume um, em arcos como a Saga de Elektra, Roleta Russa e o aclamado Queda de Murdock, Frank Miller retorna agora para retomar as origens de Matthew Murdock, desde sua infância até seus tempos de faculdade, onde conhece Foggy Nelson, seu melhor amigo, e Elektra, seu grande amor e, por que não colocar assim, uma de suas maiores pedras no sapato. Não esconderei aqui que o Demolidor é um dos meus personagens favoritos, tenho minhas dúvidas se ele já não ocupa o topo de minha preferência e Frank Miller é um dos grandes responsáveis por isto.

Na minissérie preludial Miller resgata a origem e início de desenvolvimento do Demolidor e seu alter ego Matthew Murdock, começando com o clássico acidente com lixo tóxico. Na tentativa de salvar um idoso que atravessava a rua de ser atropelado, Murdock acaba cego e devido o contato com um isótopo radioativo desenvolve supersentidos. Entretanto o ponto alto da coleção, ao meu ver, é a atmosfera que ela cria, principalmente em sua quinta e ultima edição. Embora outras sagas evidenciem muito mais o lado obscuro das HQ's do Demolidor, John Romita Jr consegue colocar esta questão de uma maneira única, sua arte aparentemente suja e desleixada dá um ar soturno e noir ao quadrinho que enriquece muito a personalidade do Demolidor, tal qual o universo urbano que ele protege. A maravilhosa combinação de arte e roteiro fazem com que o Demolidor e Hell's Kitchen sejam indissociáveis.

Matthew não passa de um menino assustado no começo, e com razão, no entanto sua escalada é apresentada de uma maneira bastante envolvente. Inicialmente vemos sua relação com o pai, que em um pedido irônico clama ao filho que não fizesse como ele e usasse os punhos para viver, neste período Stick entra em quadro e começa o treinamento de Matthew. Posteriormente Murdock vai à faculdade e conhece Elektra e Foggy e por fim, começa a usar sua roupa preta para inciar sua jornada como vigilante.

Estes fatos isolados não dizem muita coisa sobre o personagem. É como Miller liga os pontos entre eles que dá o tom certo ao diabo de Hell's Kitchen. O roteiro, com apoio da arte, enfatiza o quão Matthew Murdock é humano, ele comete erros e é levado por seus sentimentos, faz besteiras impulsionadas por instintos adolescentes e se machuca, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Se você não se sente bem ao ver um personagem falho e quebrado, talvez este não seja o melhor herói para acompanhar. Caso se interesse, saiba que o Demolidor é alguém bastante atormentado por seu passado e por suas escolhas e este é um bom começo para o conhecer, esta revista é um ótimo material para se ler antes, ou mesmo depois, de assistir a primeira temporada da série Daredevil, produzida pela Netflix, diversas referências são feitas, o que pode otimizar seu aproveitamento da mídia. Com uma nota 4,5 de um total de 5, a minissérie em cinco edições Demolidor – O Homem Sem Medo, mantém sua cabeça intacta!